Nota do Enem 2019

Nota do Enem 2019 – O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que foi criada com o intuito de avaliar o aprendizado dos então concluintes da educação básica e que acabou se modificando para também ser utilizada como vestibular – o qual se tornou o mais relevante do país.

Por esse exame representar a principal forma de ingresso ao ensino superior, é frequente que haja diversos questionamentos acerca dele. Pensando nisto, logo a seguir serão esmiuçadas algumas dessas dúvidas, como as que se referem à divulgação da nota do Enem 2019 e ao modo de acessá-la; veja-as e entenda tudo sobre o teste!

Nota do Enem 2019
Nota do Enem 2019

O quê a nota do Enem 2019 oportuniza?

Dentre as coisas que a nota do Enem possibilita, as mais relevantes e as responsáveis por torná-la tão importante são:

  • A participação no Sisu, que representa a porta de entrada para a maioria das universidades estaduais e federais – as quais, por serem os principais centros de pesquisa e de estudos do país, são as mais almejadas pelos estudantes;
  • A participação no Fies e no ProUni, que são programas de financiamento de cursos e de concessão de bolsas em faculdades particulares.

Dia do resultado do Enem 2019

O dia exato em que será divulgado o resultado do Enem 2019 ainda não foi liberado pelo Inep. O costume é de que isto seja feito apenas após os exames e que esteja datado para a segunda ou terceira semana de janeiro do ano subsequente – no caso, 2019.

Já os gabaritos da prova são concedidos ainda na semana seguinte ao teste. Com os mesmos, o indivíduo pode verificar quantas questões acertou e ter, assim, uma noção bruta de cada pontuação que pode atingir.

  • Veja como fazer parte do programa Educa Mais Brasil 2019 que dá bolsas de estudos de até 70% aos estudantes.

 


Como calcular a nota do Enem?

Média Geral:

O resultado do Enem é composto por cinco notas, uma para a redação e quatro para as áreas que são cobradas, as quais consistem em: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias.

Por serem tantas pontuações, muitos participantes têm dúvidas acerca do modo de obter a sua média geral. Isto, porém, é muito simples de ser calculado, bastando somente que o candidato some todos os seus pontos e divida o produto deles por cinco.

O candidato poderá usar a média geral do Enem para, entre outras coisas, se inscrever:

Média por pesos:

É importantíssimo ressaltar que quase todas as universidades costumam colocar, para cada área do conhecimento, diferentes pesos, os quais tendem a depender dos critérios internos das instituições e do que é exigido pelos cursos.

Por exemplo: a UFPI (Universidade Federal do Piauí) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) cobram mais linguagens do que matemática para direito e mais ciências naturais do que humanas para medicina; veja isto explicitado na tabela a seguir:

  • Nesses casos, deve-se multiplicar cada nota pelo seu respectivo número, obter o produto disto e dividi-lo pela soma de todos os pesos.
    Como exemplo, suponhamos que um candidato tenha tirado 960 em redação, 720 em linguagens, 710 em humanas, 815 em natureza e 830 em matemática; com estas pontuações, o mesmo teria obtido, na UFPI, 830,0 para medicina e 786,8 para direito, ao passo que, na UFRJ, obteria 832,2 para medicina e 820,5 para direito.

Saiba mais:

  • Você também pode conquistar bolsas de ensino superior através do programa Mais Bolsas 2019, que oferece bolsas de até 75% de desconto nas mensalidades para estudantes;
  • Outra oportunidade de ensino são as bolsas oferecidas pelo programa Quero Bolsa 2019, que oferece estudo com grandes descontos.

Como consultar nota do Enem?

A fim de consultar a sua nota do Enem – a qual só pode ser verificada de maneira on-line – o candidato deve:

  • Acessar o página do INEP;
  • Entrar na área destinada ao Enem;
  • Entrar na “página do participante”;
  • Informar o seu CPF e a sua senha;
  • Autenticar o seu acesso ao clicar, dentre as figuras disponíveis, na recomendada pelo canal;
  • Clicar em “enviar”.


Como recuperar a Senha do Enem?

Muitas pessoas acabam perdendo ou se esquecendo da senha que escolheram para a sua conta no portal Enem, a qual guarda todos os dados referentes ao exame. Então, nesses casos, é necessário que o candidato obtenha uma nova combinação; para isto, o mesmo deve:

  • Entrar no site do INEP;
  • Acessar o portal reservado ao Enem;
  • Acessar a “página do participante”;
  • Informar o CPF cadastrado e ratifique o seu acesso ao escolher a imagem indicada pelo canal;
  • Clicar em “esqueci minha senha”;
  • Ratificar de novo o seu acesso;
  • Clicar em “enviar nova senha por e-mail”;
  • Ir ao e-mail cadastrado e ver o novo segredo, que foi enviado por mensagem.

Obs.: na possibilidade de o participante não possuir mais o e-mail informado pelo site, ele deve apertar o botão “não tenho acesso a este e-mail” e requerer que o envio do novo código seja realizado por SMS.

✅ Fique Ligado: Saiba como realizar as inscrições no Educa Mais Brasil 2019 garanta uma bolas de estudos de até 80%.

Se o indivíduo tiver também mudado de telefone, é preciso que ele clique em “não tenho acesso a este telefone celular” e comunique os dados solicitados para que uma nova senha seja liberada.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *